VOCÊ ESTÁ AQUI > Saiba o que é desenvolvimento ágil e sua importância para o processo de desenvolvimento de sistemas

Saiba o que é desenvolvimento ágil e sua importância para o processo de desenvolvimento de sistemas

Em suma, o desenvolvimento ágil visa entregar o projeto em tempo hábil, otimizando os recursos. Ele é bem eficaz em projetos complexos e imprevisíveis, pois divide o projeto em pequenos produtos que visam otimizar a entrega e assertividade do projeto. Nesse sentido, é feito o uso de metodologias que visam desenvolver o software de forma iterativa e incremental. As metodologias mais conhecidas são: KANBAN, SCRUM, AGILE, OPENUP, EXTREME PROGRAMMING (XP), LEAN DEVELOPMENT, FDD (Feature Driven Development), RUP (Rational Unified Process).

Cada metodologia exposta tem suas particularidades, sugestões e melhores práticas. Entretanto, o que vemos também é a aplicação híbrida destas metodologias. Sendo assim, há uma mescla bem interessante das melhores práticas abordadas por cada metodologia.

As metodologias ágeis possuem 12 princípios bem interessantes. Vamos citar um deles que representa bastante o que significa as metodologias. “Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas”. O objetivo das metodologias ágeis é entregar o software para o cliente de forma rápida, organizada e eficaz.
Quais são os processos implementados para desenvolver sistemas?

De forma geral, os processos são muito importantes em nossas vidas, já que eles direcionam o que fazemos. Quando temos etapas bem definidas sabemos o que priorizar e o que deixar em segundo plano. Os processos em uma consultoria em desenvolvimento são feitos por meio de um conjunto de atividades que visam o produto final, o software. Assim, o projeto passa a ser mais organizado e o desenvolvimento passa a ter uma sequência cronológica.

Peter Drucker, conhecido como pai da administração disse: “… A tomada de decisões eficazes envolve um processo disciplinado, e decisões eficazes possuem características”.

Em outras palavras, só alcançamos sucesso por meio de processos e, por isso, é muito importante contratar uma consultoria em desenvolvimento que os tenha [os processos] como prioridade. De fato, são os processos que fazem com que o trabalho seja entregue no prazo determinado, além de respeitar na íntegra o que o cliente compartilhou com a equipe. Então, vamos falar sobre eles: levantamento de requisitos, análise de requisitos, projeto, desenvolvimento, testes e implantação.

Levantamento de requisitos
Na consultoria em desenvolvimento, esse processo [levantamento de requisitos] tem por finalidade entender as necessidades, tanto do cliente quanto dos futuros usuários do software. É uma fase extremamente importante, pois é verificado com coerência a viabilidade de implementar as necessidades do projeto, visando o retorno sobre o investimento. Muitos projetos são abandonados por ter essa fase negligenciada.

Planejar não é somente a demonstração de profissionalismo, mas também uma validação completa do projeto, que visa entregá-lo da melhor forma possível. Nesta fase, são determinadas as funções para cada membro da equipe. Em seguida, é criado um modelo do sistema, ou seja, o que será feito nas próximas fases do desenvolvimento.

Projeto
Basicamente, o projeto é a extensão da fase anterior, pois ele visa transformar todas as ideias em um sistema. Nesta fase, é verificado como o software atuará internamente, visando atender os requisitos que o cliente compartilhou. Alguns conceitos devem ser apontados nesse momento: como será a arquitetura do sistema, qual será a linguagem usada para programá-lo, etc.
Desenvolvimento

Com todo o planejamento em mãos, é hora de começar o desenvolvimento. Nesta fase, existem algumas atividades que devem ser implementadas. Entre elas estão: design, prototipação, programação, avaliação ou verificação. No design, é importante trabalhar em duas frentes, chamadas de concepção e especificação do produto. A concepção é a criação do produto que satisfaça os requisitos. Já a especificação é a descrição do que foi feito de forma completa.

Na prototipação, é construído um produto em menor escala, sendo feito com um custo mais acessível. Com esse protótipo, é possível descobrir se ele possui as qualidades corretas para que o produto final seja produzido. A programação é a construção de um programa que visa solucionar qualquer problema através de um algoritmo. Por fim, é feita a avaliação ou verificação, que é a certificação de que o software possui as qualidades adequadas para satisfazer os requisitos.

Testes
Nesta etapa da consultoria em desenvolvimento, são testadas diversas atividades para validar o software, cada funcionalidade, módulo, pensando sempre em respeitar na íntegra o que foi planejado na fase inicial. É feito um relatório dos resultados dos testes, que trazem informações valiosas sobre erros e outros aspectos bastante relevantes para o bom funcionamento do sistema. Por fim, todos os módulos corrigidos são integrados, tendo como resultado o software.

Implantação
Por último, mas não menos importante, a implantação é a fase em que é feita a instalação do sistema no ambiente determinado. Nesta etapa final, é disponibilizado os manuais do sistema, importação de dados do sistema anterior ou novo, treinamento dos usuários, etc.

Desenvolvemos aplicações baseadas no entendimento de pontos vitais da sua necessidade.

O QUE VOCÊ PRECISA?

SOLICITE UMA
AVALIAÇÃO

Fale sobre sua necessidade
Preencha seus dados
Áreas de interesse
Ir ao Topo